
Após censurar aplicativos para iPad de quadrinhos com nus parciais e homossexualidade, a Apple decidiu rever sua decisão e aceitar o conteúdo adulto. O banimento e a posterior aceitação foram assunto nos EUA na semana passada.
Os quadrinhos em questão são The Importance of Being Earnest, adaptação da história de Oscar Wilde, e Ulysses, outra adaptação literária, esta do famoso livro de James Joyce. Na primeira, há cenas de homens se beijando e em posições sexuais. Na segunda, alguns nus masculinos e femininos.
Após o banimento dos quadrinhos virar notícia no New York Times, nos sites Slate e Prism Comics, entre outros canais, além de uma discussão entre os criadores dos quadrinhos e a Apple que quase foi para os tribunais, a empresa resolveu aceitar os aplicativos.
A aceitação da HQ que adapta Ulisses tem significado especial, pois aconteceu no Bloomsday, 16 de junho, dia comemorativo da obra (também o dia em que se passa a história), e porque o livro original chegou a ser banido por anos dos EUA, até ser considerado "não obsceno" por decisão judicial em 1933.
0 comentários:
Postar um comentário