2010-06-24

Robert Crumb rompe com a New Yorker

R.
 Crum e Aline
O famoso quadrinista Robert Crumb declarou, em entrevista à revista literária The Paris Review, que não fará mais colaborações com a revista New Yorker, para quem produzia esporadicamente quadrinhos e capas. O motivo: uma capa rejeitada sem explicações.

"Fui convidado por uma das editoras de arte, Françoise Mouly, esposa de Art Spiegelman, a enviar capas e tiras. Não lembro como é que todas as tiras acabaram sendo colaborações com Aline [Kominsky-Crumb, esposa do quadrinista]. Acho que foi, provavelmente, por eu não me sentir confortável em fazer tiras sozinho para a New Yorker devido a tantas restrições e limitações - nada de sexo explícito etc. - mas, diabos, pagavam bem, e é fácil fazer essas histórias com a Aline sem me sentir muito limitado", diz Crumb em trecho da entrevista reproduzido no blog The Awl.

Quanto à saída: "Mas comecei a me sentir comprometido depois que um editor lá rejeitou uma capa que fiz e não me deu explicação alguma, então parei de trabalhar com a New Yorker. Me recuso a trabalhar com qualquer pessoa sob essas circunstâncias, não importa o quanto paguem. Eu vi o que isso causou à auto-confiança de Harvey Kurtzman como artista, e resolvi ainda nos meus vinte anos que nunca me permitiria entrar em armadilhas desse tipo".

Crumb não comenta nem mostra a tal capa. Várias das HQs que Crumb e esposa produziam para a New Yorker foram republicadas no Brasil pela revista piauí. Vale lembrar também que o autor estará por aqui em agosto para a Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto
I am the chosen one ... not