2010-09-18

Crítica Semanal - A Vila (2004)

A vila construída para o novo filme de M. Night Shyamalan, diretor de Sexto Sentido, Corpo Fechado e Sinais, está aquém de mitos modernos, afinal estamos no fim do século 19, em um lugar onde a revolução industrial ainda não chegou. Mas isso não exclui o local de ter seus próprios medos, no caso, criaturas conhecidas apenas como "Aqueles-de-quem-não-falamos". Existe uma espécie de acordo entre os camponeses e os "Voldemorts" que moram na floresta ao seu redor: os humanos não invadem os limites da mata e aqueles estranhos seres que assombram a vila não entram na pequena comunidade.Para controlá-los, existem rituais de oferenda de animais e, por segurança, algumas torres de sentinela, de onde os jovens montam guarda e patrulham as fronteiras entre um e outro.

A Vila Tudo ia bem até que certo dia os animais do vilarejo começam a surgir mortos. O conselho da vila, que reúne os mais velhos, convoca assembléia extraordinária para tentar entender o que está acontecendo. Será que o pacto foi quebrado e agora suas vidas estão em risco? Teria algum dos habitantes da cidadezinha invadido o território das bestas e agora elas estão fora do controle?

Além do ótimo elenco, Shyamalan soube reunir também uma excelente equipe técnica, que cuidou para que figurino e cenário remontassem à perfeição um pequeno vilarejo do século retrasado. Cada detalhe é meticulosamente pensado para que o espectador não perca o foco. Um bom exemplo é a inexistência de cavalos entre os animais, o que ajuda a "vende a idéia" de que os habitantes da vila não têm a menor intenção de sair dali.

E a fotografia de Roger Deakins (Uma mente brilhante, O Homem que não estava lá), junto à trilha sonora criada por James Newton Howard (Colateral, Peter Pan) embalam e criam o clima perfeito para o suspense, drama e (acredite) romance do filme. Enfim, é um filme que pode te surpreender de uma hora pra outra, a não ser que você mate a charada antes da hora, dai o filme ficará pouco envolvente e os motivos pouco convincentes.

Nota:7

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto
I am the chosen one ... not