Pekar escrevia e publicava - às vezes independentemente, às vezes com editoras como Dark Horse e DC/Vertigo - American Splendor desde 1976. Uma de suas grandes influências foi o amigo Robert Crumb. Diversos desenhistas colaboraram com a série ao longo dos anos, produzindo história onde Pekar aparecia com toda a sinceridade falando sobre suas neuroses, suas pequenas vitórias e derrotas diárias, bem como seu senso de humor nada agradável.
Em 2003, Pekar virou assunto de um filme, em parte documentário, originalmente com o mesmo nome de sua HQ (no Brasil virou Anti-Herói Americano). A fama lhe rendeu convites para roteirizar várias HQs, sobre temas como história e política, nos últimos anos.
No Brasil, sua única HQ publicada foi Bob & Harv – Dois Anti-Heróis Americanos, pela editora Conrad, que traz as colaborações entre ele e Crumb. Os Beats, um dos álbuns que ele ajudou a roteirizar nos últimos anos, sobre a geração beat, sai em breve pela editora Arx.
Pekar já sofreu de câncer, o que deixou bem documentado nos seus quadrinhos. Até o momento não se sabe a causa da morte.


0 comentários:
Postar um comentário