2010-10-28

Mike Esposito


mike desposito
Para a meia-dúzia de fãs que leu e releu as histórias clássicas do Homem-Aranha dos anos 70, é fácil lembrar os créditos a Mike Esposito, o arte-finalista que acompanhou o desenhista Ross Andru por quatro anos. Já quem acompanhava o Aranha dos anos 60 talvez lembre de Mickey Demeo, que fazia o acabamento das páginas de John Romita.

Demeo era o pseudônimo de Esposito, que faleceu no último dia 24 de outubro aos 83 anos. Ele deixa uma carreira de quase 50 anos dedicados à arte-final nos quadrinhos dos EUA.

Esposito começou trabalhando para as editoras Fiction House, National Comics (que viraria a DC Comics) e Atlas Comics (que viraria a Marvel) no início da década de 50. Ele e o desenhista Ross Andru eram grandes amigos - criaram seu próprio estúdio, em Nova York, e tentaram lançar sua própria editora, a Mikeross Publications, em 1953. O empreendimento durou pouco, rendendo algumas publicações em 3D e uma cópia da Mad chamada Get Lost.

O artista então começou a acompanhar Andru em seus trabalhos para a DC. Entre passagens por vários títulos, eles permaneceram nove anos como a dupla de arte na série da Mulher-Maravilha (1958-1967), além de terem cocriado os Homens Metálicos (com o escritor Robert Kanigher) e passado mais um período na série do Flash.

Esposito usava o pseudônimo Mickey Demeo na Marvel para se esconder dos chefes na DC. Mas abandonou-o no início dos anos 70 quando começou a trabalhar com mais frequência na editora rival. A ligação dele e de Andru com o Homem-Aranha começou na série Marvel Team-Up, em 1973, e em 1975 eles foram promovidos ao título principal do herói, Amazing Spider-Man.

Ao longo dos anos 80 e 90, seu trabalho foi ficando mais raro, mas ele ainda continuou colaborando com a Marvel. Em meados da década de 90, começou a trabalhar para a Archie Comics, onde assinou sua última edição em 1997.

Passando sua aposentadoria em Lake Grove, Long Island, Esposito entrou no Hall of Fame do Eisner Awards em 2007 - mesmo ano que saiu a biografia Andru and Esposito: Partners for Life.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto
I am the chosen one ... not